CAMPO LARGO DE PAIXÃO

*** CAIO SPACK *** ESCRITOR ***CONSULTOR INTERNACIONAL **** ADMINISTRADOR DE EMPRESAS - C.R.A. 24941*** PÓS-GRADUANDO MARKETING EMPRESARIAL NA UFPR *** PÓS-GRADUANDO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO NA UNIVERSIDADE POSITIVO *** CAMPOLARGUENSE DE PAIXÃO ***






domingo, 3 de abril de 2011

*** EMPRESA SMC RH DE CURITIBA *** VÁRIOS CANDIDATOS ENGANADOS POR FALSA ENTREVISTA DE EMPREGO *** CAIO SPACK ***

OLÁ MEUS CAROS LEITORES!

ESTE POST É UM AVISO MAIS DO QUE IMPORTANTE
 
      Meu nome é Caio Murilo Spack, sou consultor de empresas há mais de três anos e já fui até para Angola prestar consultorias especializadas. Formado em Administração de Empresas, reconhecido pelo Conselho Federal de Administração e Pós-Graduando e Marketing e Design. Narro a seguir um fato interessante, que é de utilidade pública e acredito poder ajudar muita gente.


Como é de se perceber eu gosto muito da minha barbicha, porque ela tem um propósito. Há mais de quatro anos cultivo os poucos fios do meu bigode com muito carinho e nada de Gillette. Apenas uso uma tesourinha ou então uma maquininha de cabelo para aparar os meus fios. Minha intenção é de conservar as raízes originais e fios finos com a menor agressão possível à minha pele. Mas tudo Isso mudou nesta última sexta-feira, uma entrevista de emprego que quase acabou em um rombo na conta do banco.


Interessado no contínuo desenvolvimento de minha carreira, por indicação de um amigo, Proprietário de uma renomada, grande e séria agência de Recursos Humanos, cadastrei meu Currículo no site “Catho On Line”. No dia que esse amigo me indicou o site ainda me recomendou. “Tome cuidado com empresas que cobram de candidatos, Isso é ILEGAL”. Fiz o cadastro e não deu outra. Recebi na quinta uma ligação da empresa SMC Assessoria Rua Vicente Machado, 160 - cj. 93 Centro - Curitiba – PR - "ALÔ, COMO VAI? NÓS RECEBEMOS SEU CURRÍCULO PARA A VAGA TAL, E APÓS UMA CRITERIOSA SELEÇÃO, TEMOS UMA VAGA AQUI PARA GERENTE DE PRODUTO", “ENTREVISTA AMANHÃ, 15:30h” – Ainda perguntei o nome da empresa para a qual era a vaga, pois preciso preparar uma apresentação “O NOME É CONFIDENCIAL, TE AGUARDAMOS AMANHÔ.


Beleza! Fiquei Super Feliz! Larguei todas as minhas atividades no mesmo momento e comecei a me preparar. Fui no “Catho On Line” e estava lá. Havia mandado currículos para duas vagas de Gerente de Produto. Pensei – “Ôpa! Filé esse site! Custa caro mais funciona!” – A faixa salarial era acima de R$ 6.000,00 – Pensei de novo: “Ôpa! Preciso me preparar bem”, “Essa vaga é minha”!

Comecei então a me preparar. Virei a INTERNET em busca de todas as informações possíveis sobre o cargo e as atividades, pesquisei empresas ... Contei pra todo mundo sobre a entrevista... Virei a noite escrevendo uma carta de apresentação “em INGLÊS” ... No outro dia cedo ... “Mãe passe a camisa”... Saí na correria de uma escola de Inglês pra conferir minha cartinha, me cobraram quarentão na conferência! ... O tempo era curto, empurrei uma lasanha de microondas goela abaixo... Estudei meus cadernos... estava atrasado mas bem preparado! ... Fui tomar Banho, e dei de cara com a BARBA ... PUTZ! A BARBA!!! Não vai dar tempo de cortar com a tesourinha, nem com a maquininha... Peguei o primeiro Gillette e PÁÁÁÁÁ !!!

Lá se iam quatro anos de barba curta e bem fininha!!! Tudo bem era “INVESTIMENTO”, o salário era bom, a vaga era minha!!! PAU! Correria, quase na hora! Peguei meu melhor terno, a melhor gravata, subi no automóvel, dirigi em alta velocidade. Não podia chegar atrasado, fui memorizando os pontos da minha apresentação... Cento e sessenta... Cheguei no Centrão, Quase na hora!!! Lá se foram mais cincão pro estacionamento... Beleza! Estava lá! No local combinado! Com cinco minutos de antecedência! Ótimo! Era a Hora!

Esbanjando simpatia adentrei na empresa, uma sala comercial com alguns funcionários, cumprimentei todos com sorriso largo na cara. Me fizeram esperar... “Tudo bem fiquem à vontade” – “Daqui eu só saio com a vaga”! Depois de um tempinho me levaram pra uma salinha. Pensei “é agora que eu arrebento”! Mass... O PAPO foi esse ...

"ENTÃO... NÓS TRABALHAMOS COM ´ASSESSORIA´, VOCÊ SABE COMO FUNCIONA?"

Meu “SONHO” e toda a minha preparação desandou na hora! Estava EU Ali, consultor de empresas, altamente instruído, com milhares de contatos, uma mega NET WORK, com o queixo ardido por causa de uma GILLETTE... Sendo estuprado com palavras, sem poder levantar da cadeira... Mesmo assim dei corda no Protocolo...

- “Não, Não Sei, Por Favor, Pode me Explicar???”

E lá veio o GOLPE... “Ah... é assim, Você pode escolher o plano de seis meses que custa 2.500 reais mais 25% do Primeiro e do Segundo Salário ou então o plano de três meses que custa 1500 reais mais 35% do primeiro e do segundo salário”.

“Mais isso eu pago depois da primeira entrevista?” – “Não, Não, este pagamento é antecipado, Parcelamos em 5X sem juros no cartão...” – Tentei argumentar sobre o valor abusivo e fui indagado pela “entrevistadora” – “ Você Trabalha de Graça”?(... Meu Deus...) Ela Ainda Prosseguiu “ Esta entrada é o nosso custo, com combustível e telefone” (Com esse valor eu posso andar o ano todo de carro V8, e ainda sobra pra ligar pra China todo dia)

Tudo Bem, deixe-me ler o contrato (Não pode levar, se não fica falha)- e TARAM!!! Estava lá escrito “NÃO HÁ NENHUMA GARANTIA”... Faltou estar escrito “OTÁRIO” onde se assina. Devolvi o contrato e saí da sala prometendo uma resposta... Ainda perguntei pro porteiro... Vem Muita Gente Nesta Empresa??? Ele respondeu: “SIM, UMA PORÇÃO DE GENTE...”

PAGAR PRA TRABALHAR!!! É O FIM DA PICADA!!!

Tive que pôr ainda mais vinte reais de gasolina no carro...

Cheguei em casa, com a cara quebrada e ardida, a BARBA raspada ... fui pesquisar no site do cartão que me deram sobre a empresa... O SITE não tem registro, a Empresa não está no GOOGLE e só aparecem comentários negativos...

RESUMINDO:

Fui ENGANADO, ROUBARAM minha grana, ROUBARAM meu TEMPO, tentaram me EXTORQUIR, me senti HUMILHADO, me senti REBAIXADO, arrisquei minha VIDA, machuquei minha BARBA, e ainda tive que contar pros meus contatos que escapei de um GOLPE...



Peço à SMC RH de Curitiba... Por Favor... Tomem cuidado... Não me liguem de novo... Se acontecer de ligarem, levo Comigo um Promotor de Justiça e um mandado de prisão... Porque lugar de VAGABUNDO é na CADEIA!!!

E Tenho Dito:

A Empresa SMC Recursos Humanos de Curitiba é uma FURADA!

Muito Obrigado!

Tomem Cuidado!

CAIO MURILO SPACK





22 comentários:

  1. Caio, vou apenas colocar minha opinião, entenda que não estou defendendo esta empresa, pois sequer a conheço. Mas se avaliarmos este caso pelo prisma do "terceiro lado da moeda", é justa a cobrança já que hoje realmente ninguém faz nada de graça.

    Vc há de concordar que é preciso DAR (investir) para RECEBER (ter resultado), mesmo assim a probabilidade disso acontecer nunca é de 100%.

    Vamos "viajar" e fugir do campo monetário para fundamentarmos esta idéia: 1. é preciso amar para ser amado. 2. é preciso fé para ser curado. e por ai vai.

    Assim, quanto maior o investimento, maior o risco, mas muito melhor será o resultado, se for ele positivo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adilson!
    Obrigado por escrever.
    Discordo do Dr. Porque muitos trabalham de graça, eu mesmo participo do Rotary Club e também da FIEP como voluntário de desenvolvimento local. Este próprio Blog eu faço de graça.
    Entretanto concordo que algum investimento é necessário, e quanto maior ele for maior é o risco.
    O caso até não é o valor, (está na LEI e no acordo entre sindicatos, que cobrar de Candidatos é ILEGAL), e sim a abordagem utilizada pela emresa SMC RH de Curitiba. Por telefone fui convocado para uma entrevista, e quando cheguei tentaram me vender um produto.
    Com certeza eu fui enganado pela empresa.
    E Mais... se "Gentileza gera Gentileza" "Idoneidade gera bons Clientes" e "Enganação gera Críticas"...
    Uma empresa que entrega cartão com site e e-mail que não funcionam, certeza que mais coisas também não funcionam, talvez seja por isso que só apareça dela coisas ruins.
    Outra coisa ainda é que não existe sequer um depoimento de cliente satisfeito.
    Pergunto: O Dr. tomaria a decisão de entregar na mão de algum desconhecido 2500 reais sem fazer uma pesquisa e uma análise da empresa e retorno do investimento?
    Novamente agradeço por ter escrito.

    Muito Obrigado!

    Caio

    ResponderExcluir
  3. Prezado Caio,

    Quero lhe agradecer por sua expontaneidade, nosso país precisa de cidadãos destemidos como voçê, que a honestidade, a generosidade e o sucesso te acompanhem sempre.

    Ass: Outro contribuinte da sociedade que recebeu oferta de estelionato da SMC RH.

    ResponderExcluir
  4. Boa Caio, Vamos mandar esse filhos da puta pro inferno, comer o fígado deles e enterrar a cabeça no formigueiro, pq lugar de ladrão não é na cadeia e sim no cemitério!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Caio! E aconteceu comigo também... Eu fui pessoalmente deixar meu currículo e no dia seguinte quando a moça me ligou dizendo que tinha uma oportunidade pra mim, fui pesquisar na internet e vi seu post. Liguei pra ela que tentou de todas as formas "me enrolar". Enfim... fui conversar com ela pessoalmente que me falou que tinha uma oportunidade em uma empresa que não podia divulgar o nome, e sobre o seu post ela me falou que todos os envolvidos já estavam sendo processados por calúnia e difamação. Resultado, ficou claro pra mim que ela estava pesquisando vagas na internet assim como eu e que tenta "encaixar" as pessoas nas vagas, porque a empresa não tem credibilidade com as empresas. Por isso currículos com boa experiência, formação academica e idiomas, como o meu, chamam a atenção deles. Coitados, escolheram o pior tipo de pessoa para usar como isca: As pessoas bem informadas e cultas! rs Ela não tentou me vender a consultoria porque já fui na defensiva, mas com certeza quem deveria ser processado são eles, enganadores! Parabéns pela sua iniciativa, com certeza ainda vai ajudar muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lilian! Obrigado por escrever! Realmente, pena que o processado Fui Eu... Espero que o Post Continue No Ar ... E que ainda alerte muita gente !!! Abs.

      Excluir
  6. O problema não é eles oferecerem essa palhaçada de ter que pagar para tentar arrumar algum emprego. Quem é otário o suficiente para aceitar uma negociação do tipo, que o faça.

    O problema é que eles ligam para você pedindo para ir a uma entrevista, e você se prepara todo , perdendo seu precioso tempo e até desmarcando compromissos para ir lá e dar de cara com essa palhaçada, que poderia ser explicada pelo telefone.

    ResponderExcluir
  7. Ola!! cara acabei de tomar um calote dessa mulhar chamada Catia..por horas fatima...me chamou para uma vaga mesmo papo...senti o drama...mas resolvi apostar...ISSO É CRIME...DENUNCIEM!!! EU FIZ UM B.O. E TODOS DEVEM FAZER, SÓ PELA TENTATIVA DE EXTORSÃO! É CRIME ANUNCIAR CURRICULO PARA OBTER DINHEIRO OFERECENDO CONSULTORIA. SE QUER OFERECER CONSULTORIA, DEVE OFERECER CONSULTORIA NO ANUNCIO E NÃO ANUNCIAR UMA VAGA E VENDER CONSULTORIA!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá galera ...
    Estive fora do brasil por algum tempo, cheguei faz um mês e pouco e comecei a procurar emprego.

    Já me chamaram 2 vezes p/ fazer "entrevista" nesta empresa. Na primeira eu fui, sem pesquisar, pois estava empolgado pra arrumar um emprego.

    Chegando lá, a "entrevista" durou 1 minuto e a "KATIA" veio me dizendo: Se por acaso vc não for selecionado, nós temos um serviço de consultoria especializada para recolocação no mercado de trabalho, está aqui meu cartão.

    Até então não desconfiei de nada, pois fiquei fora muito tempo e não tinha idéia de como o mercado estava por aqui.

    Chegando em casa, conversando com minha esposa o celular dela toca .... e para nossa surpresa ... era da SMC RH chamando ela pra uma entrevista tb ... na Vicente Machado, 160 ..... ela foi .. claro ..... e a mesma coisa aconteceu ....

    Não contratamos mas até então não desconfiamos de nada, ainda.

    Até que, recebi uma ligação ontem, da SMC falando que tinham selecionado meu curriculum etc etc etc ..... resolvi pesquisar e dei de cara com este blog e outros falando mal deste RH .... a entrevista era pra hoje as 15h30 .... é claro que não vou ...

    Obrigado pelas informações a respeito destes FDP

    ResponderExcluir
  9. Olha pessoal meu nome é Giovanni, processei esta empresa e fiz bo por estelionato, conclusão deu revelia, pois os vagabundos não compareceram, cuidado a smc é uma quadrilha com pessoas chamadas catia, fatima e rosieli, e um tal de tocha camargo, cuidado pessoal são bandidos de rh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a orientação é fazer o B.O.

      Eu não quis fazer , e por fim agora estão me processando por calúnia!

      Excluir
  10. Olá Caio, comigo aconteçeu a mesma coiza, porém eu processei estes bandidos de rh, bem como dei queixa por estelionato no 8 distrito, eles não compareceram nas audiências e o Juiz decretou a Revelia, pessoal acionem na justiça estes quadrilheiros, um bando de larapios e bandidos, pois aquilo é uma quadrilha e sua cabeça chama-se Fatima Shonton, Catia e Rosieli. Fiquem atentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama-se Falta de Caráter.
      Amigo: Só a título de informação; Qualquer contrato de prestação de serviço (ex. Tv a Cabo) pode ser interrompido a qualquer momento. A empresa é obrigada a rescindir o contrato sem custo para o contratante. Para mais informações, busque as jurisprudências junto à algum Advogado.

      Excluir
  11. Olá Caio,
    Comigo aconteceu a mesma coisa... e que engraçado com a individua Catia tbm...
    Nossa me ligaram para marcar entrevista, fui na entrevista... afff... pediram pra levar meu curriculo... afff... só enrrolação e enganação... falou que tinha uma empresa confindencial que procurava algo engenheiro nessa área, e que eu tinha o perfil para essa vaga e tal.
    Só que eu percebi que era enganação na entrevista, foi quando cheguei lá e percebi que era uma empresa de rh pequena, e que á recepcionista tinha perguntado para qual vaga... e quando me ligaram para entrevista pediram meu curriculo... affff... fiquei de cara.... e ainda bem que pesquisei essa empresa antes... afff...
    muita enganação... e ela falou que iria me ligar por que gostou do meu currículo e que tal dia me ligaria.... Nossa Pessoas Fiquem Atentos !

    Á empresa é localizada na Av. Vicente Machado, 160 - conj 93 - 9 andar - no Batel - e a se chama Catia a pessoa.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Caio,

    Gostariamos de deixar registrado no seu Blog; que a SMC está movendo uma ação por calúnia e difamação, contra você. Informamos que o Sr não compareceu na última audiência e a próxima já está agendada; assim deixaremos que Exmo Juiz de Direito decida sobre a questão; visto que, apesar de ser um Consultor Internacional, o Sr desconhece as leis que regem os serviços de Agência de Recursos Humanos.
    Quanto ao relato do Sr Giovanni (único ex cliente que opina neste Blog), esclarecemos que é totalmente mentiroso, e pode ser visto nos autos do Juizado Especial, visto que a SMC ganhou a ação e ele está atualmente protestado em Cartório (também pode ser comprovado através de documentos).
    Também deixamos registrado que o direito de opinião não pode extrapolar os limites da lei.
    A grande "desinformação" de seu Blog é o fato que 99% dos comentários formam postados por pessoas que não são clientes da SMC e não conhecem os nossos índices de recolocação, nem tão pouco as empresas que prestamos os serviços.

    Cordialmente,

    Sonia Cristina
    Representante da SMC RH

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia!

    Obrigado por Escrever.

    Informo que até o Momento não Fui Informado Por Nenhuma Autoridade ou órgão Público sobre nenhuma Audiência. Especificamente poderia por gentileza me informar o número da Ação?

    Também considerando meu desconhecimento sobre a legislação vigente, poderia por favor citar o artigo constitucional no qual está fundamentada a ação, e que permite à empresa convocar pessoas para falsas entrevistas de emprego ???

    Sobre os comentários, de clientes ou não clientes, é inegável que todos os que gentilmente cederam suas opiniões e experiências foram contatados pela empresa, e se só tem coisa ruim publicada não é culpa minha. Possivelmente está ocorrendo algum erro na estratégia adotada.

    Sobre o Conteúdo do Blog: Sou Jornalista, Reconhecido e Registrado na Federação Nacional - FENAJ. Para esclarecimento dos Leitores, informo que todas as informações contidas nesta página são a narrativa da minha experiência com a Empresa de RH. Antes de Escrever qualquer palavra, busquei informações sobre a prática adotada pela empresa junto à outras empresas de RH, advogados, e inclusive Polícia. Invariávelmente a orientação foi Registro de Boletim de Ocorrência, que não fiz a fim de evitar represalhas.

    Sônia, Qual é o Limite da Lei para Liberdade de Imprensa ?

    Realmente além da lei eu e meus leitores desconhecemos os índices de recolocação da empresa e esperamos que eles sejam divulgados. Seria de ótima serventia e validade também um comentário ou depoimento de um cliente real, satisfeito e empregado.

    Sônia, declaro a título de informação, que não fui o primeiro a divulgar na internet o tipo de ação negra praticada pela sua empresa. Na rede Social Linkedin, existe um grupo exclusivo para ela e outras semelhantes. Lá será possível encontrar dezenas de outros comentários e tópicos, além é claro de outras potências vítimas, assim como eu para ações de Calúnia e Difamação.

    Desde já Agradeço que pela Primeira Vez Uma Pessoa da Empresa se Manifestou. Depois de Tanto Tempo. Uma pena ser para informar que está movendo uma ação, quando na verdade poderia aproveitar a oportunidade para esclarecer os fatos e pedir perdão pela sacanagem que tentam fazer.

    Digo à todos que de maneira nenhuma o Post sai Do AR !!!

    MUITO OBRIGADO !

    VOLTEM SEMPRE !

    ResponderExcluir
  14. Caro Camarada,

    Meu nome é Mateus e hoje me enviaram um SMS dizendo para entrar em contato urgente que tinham uma vaga no perfil.
    Pelo teor da mensagem, dá a entender que a vaga está certa pra você, apenas cumprir tabela na entrevista. Na hora fiz a pesquisa na internet pelo número de telefone e vi que nem site esta "empresa" tem. Pensei então, nem um site?
    Depois de encontrar seu Blog na internet com os textos a respeito desta "empresa", liguei para constatar.
    Liguei e falei diretamente com a pessoa a qual constava no texto do SMS. A "funcionária" ficou meio assim e de imediato falou que eu deveria ir amanhã em tal horário para a entrevista. Perguntei dados de salário, empresa, etc, acrescentando que são informações básicas e que eu só compareceria na entrevista (claro que não iria, nem de brincadeira) após ter conhecimento destes dados. A mulher simplesmente nem esperou eu terminar de falar. Desligou na cara.
    Acrescento que o atendimento via telefone foi uma porcaria.
    Parabéns pelo seu Blog, pois com certeza está protegendo muitas pessoas de serem passadas para trás.
    Otários na verdade são eles!
    Espero que mantenha esses textos a respeito, pois são de suma importância.
    Aliás, tem que ficar atento com esta possível situação em outros RHs.

    Abraço,

    Mateus

    ResponderExcluir
  15. Caio,

    Só pra constar, acho que eles estão usando outro nome também:

    - SHC Assessoria.

    Fica no mesmo endereço (Rua Vicente Machado, 160 - cj. 93 Centro).

    Devem estar tentado mudar de nome, pois já estão muito queimados.

    Neste link há palavras a respeito: http://www.linkedin.com/groups/SHC-Assessoria-Rua-Vicente-Machado-3735911.S.39372708

    Abraço,

    Mateus

    ResponderExcluir